Geralmente os homens são os mais afetados pela calvície, em que ocorre o afinamento (miniaturização) dos fios, conhecida como Alopécia Androgenética, mas isso também pode ocorrer com as mulheres.
O Eflúvio Telógeno (quando os fios caem “antes da hora”, mas depois voltam) costuma ser mais comum entre as mulheres e pode ter como causa diversos motivos, desde amamentação, doenças da tireóide, deficiência de ferro, entre outras. O que gerou a queda do cabelo irá determinar a quantidade de fios perdidos, a velocidade com isso ocorrerá e quais locais do corpo sofrerão com a queda dos fios.
Por que meu cabelo está caindo?
Conforme envelhecemos, os fios tendem a tornar-se mais finos e mesmo que comecem a cair com maior frequência, isso ainda não é motivo de preocupação já que os fios caem para dar lugar a um novo que está para nascer.
No caso das mulheres, algumas mudanças hormonais podem desencadear a queda temporária dos fios, principalmente no período de gravidez ou com o consumo irregular de pílulas anticoncepcionais.
A medicação para ajustar a sua pressão, por exemplo, também pode causar o problema, sem falar no caso de estresse físico ou emocional, relacionado ou não a uma experiência traumática.
Estou ficando calvo, e agora?
Não entre em pânico! Para a maioria dos casos há tratamentos, desde que as medidas sejam tomadas a tempo.
Quando devo procurar ajuda médica?
Tem casos de calvície na família? Está passando por algum stress? Tomando alguma medicação controlada? Junto a estas respostas, identifique se os seus fios estão caindo além do que o normal. Percebendo qualquer alteração, procure auxílio de um médico dermatologista especialista em cabelos para identificarem o mais rapidamente possível as causas e o melhor tratamento para o seu caso.