A resposta para esta questão depende das expectativas do paciente e, também, de uma análise clínica para determinar as causas da queda de cabelo. Antes de realizar a cirurgia de transplante capilar é recomendável que a queda dos fios esteja estabilizada. Se o paciente, por exemplo, está satisfeito com o cabelo e apenas deseja mantê-lo sem que haja agravamento do quadro, o tratamento clínico é indicado. Em casos nos quais há incômodo com a quantidade de cabelo perdida, a cirurgia de transplante capilar é sugerida.
Todos podem realizar o Transplante Capilar?
A cirurgia de transplante capilar não é indicada para algumas pessoas, principalmente para aquelas que já perderam muito cabelo na região occipital (parte posterior e lateral do couro cabeludo, também conhecida como região doadora). Quanto maior a queda de cabelo na parte de cima da cabeça (região receptora) e menor na região doadora, a indicação do transplante capilar é mais indicada.
Os pacientes que estão com uma queda de cabelo muito acentuada necessitam realizar um tratamento clínico, que pode durar de três a seis meses para conseguir a estabilização da queda, pois a cirurgia de transplante capilar é indicada para os pacientes com queda de cabelo controlada. Por este motivo, é importante procurar uma médica dermatologista o quanto antes para efetuar o diagnóstico adequado e iniciar o tratamento.
A Dra. Leila Bloch, diretora e médica fundadora da Clínica Bloch, explica em vídeo os detalhes sobre quando é recomendável a cirurgia de transplante capilar e quais pacientes podem realizá-la.