Esta pergunta é mais comum de se ouvir do que se imagina, principalmente para os homens. Após os 40 anos de idade, 60% dos homens apresenta indícios de calvície genética. Entretanto, o desespero não é necessário diante desta situação. Hoje existem tratamentos eficazes para controlar a queda de cabelo e há ainda o transplante capilar como solução.
As causas que podem induzir a queda de cabelo são inúmeras, desde problemas com hormônios até doenças no couro cabeludo. Por esse motivo, é importante procurar um(a)médica dermatologista especialista antes de começar qualquer tratamento contra a calvície.
Vale também ressaltar que a ajuda deve ser buscada o mais rápido possível, principalmente se houver casos de calvície em membros próximos da família ou se a queda de cabelos estiver acentuada.
Hoje em dia ficar careca é opção
Diagnosticadas as causas do problema capilar, o especialista indicará o tratamento específico para evitar que haja queda excessiva de cabelo e, se necessário, ajudar no crescimento e fortalecimento de novos fios.
Entre os tratamentos clínicos e cirúrgicos recomendados para a queda de cabelo estão:
Loções capilares, comprimidos, shampoos, foto bioestimulação, peeling capilar, tratamento de intradermoterapia, microagulhamento capilar, microinfusão de medicamento, laser fracionado de alta potência e fototerapia.
Caso o problema com a calvície seja grave e o paciente tenha medo de ficar careca, há a opção do transplante capilar, no qual os fios de cabelo são retirados de uma área em que a calvície não se desenvolve e transplantados para a área calva.