Transplante Capilar
Técnica FUE
Saiba mais sobre a técnica FUE (Folicular Unit Extraction).
É uma técnica de retirada dos cabelos da área doadora unidade folicular por unidade folicular, sem a retirada de faixa e sem a existência de cicatriz linear. As unidades foliculares são retiradas através da utilização de um pequeno “punch”, que pode ter de 0,7 a 0,9 mm de diâmetro. Esses pequenos orifícios criados cicatrizam rapidamente.
Ela está indicada para pacientes que raspam os cabelos ou os utilizam bem curtos, ou para aqueles que já realizaram outros procedimentos prévios e não têm tanta elasticidade no couro cabeludo. Também pode ser indicada para um quadro inicial de calvície, em que não há a necessidade de se implantar muitos fios.
Trata-se de modalidade que apresenta restrições aos pacientes de cabelos encaracolados pela maior taxa de transecção dos fios. Utilizamos na Clínica Bloch aparelhos automatizados que aceleram o processo de retirada das unidades foliculares.
Vantagens e indicações da técnica FUE:
- Ausência de cicatriz linear e recuperação mais rápida no pós-operatório;
- Para a correção de cicatrizes alargadas no couro cabeludo;
- Baixa elasticidade isolada ou associada a sessões prévias de transplante capilar – técnica tradicional (FUT);
- Aversão a cicatrizes;
- Uso de corte muito curto;
- Para testes em pacientes com Alopecias Cicatriciais;
- Transplante de barba ou bigode;
- Para uma cirurgia de complementação de técnica tradicional prévia, em que há a necessidade de menor número de fios.
Limitações da técnica FUE:
- Necessidade de raspar os fios na área doadora;
- Não pode ser realizada em todos os tipos de cabelos: quanto mais afastadas forem as raízes dos fios, o que ocorre com os cabelos mais crespos maior a chance de lesão desses fios, que não serão aproveitados pra a cirurgia;
Conclusão: A indicação da técnica FUE deve ser feita em conjunto com o médico-cirurgião para se chegar ao melhor resultado possível. A boa indicação de técnica varia para cada caso individualmente.
FUE robótica
Recentemente chegou ao Brasil a tecnologia robótica de extração de unidades foliculares, que permite que a retirada das unidades foliculares da área doadora seja realizada em 2 horas em vez das 3-4 horas tradicionais com equipamento automatizado.
A implantação dos cabelos, porém, continua dependendo da arte e técnica do cirurgião bem como o número de fios transplantados, que não se altera. A Clinica Bloch esta habilitada para lhe oferecer o Transplante Robotico, pois toda inovacao é bem vinda.
Sobre o Procedimento
Área Doadora
Administrada a anestesia local, a área doadora é preparada para a remoção dos fios, um a um, ou seja, o processo é indolor.
A retirada da área doadora consiste na remoção da área posterior e nas laterais do couro cabeludo, onde o cabelo é mais resistente à calvície de modo que os cabelos nesta área podem ser removidos e transplantados, pois não sofrem a ação do hormônio DHT (um metabólito da testosterona, o maior hormônio masculino circulante), e mesmo transferidas para a região receptora, mantém a sua genética, ou seja, os cabelos transplantados não caem mais e continuam grossos com o passar do tempo.
Através da técnica de transplante de unidades foliculares podemos tratar mesmo calvícies mais avançadas. Nosso objetivo é colocar o maior número possível de fios por sessão. Após a remoção dos fios da área doadora, eles são colocados em solução com baixa temperatura para sua preservação e a seguir inicia-se a colocação dos fios na área receptora.
Utilizamos umidificador de ambientes para manter a boa qualidade do ar e evitar que os fios possam secar. O processo de preparo e conservação adequada das unidades foliculares é indispensável para o sucesso do Transplante Capilar. Nós da Clínica Bloch somos muito exigentes e metódicos com relação a todo esse processo, em que detalhes podem fazer a diferença.
A precisão é um fator de extrema importância neste processo, para manter a qualidade das unidades foliculares. Após o adequado preparo das unidades foliculares, iniciamos a transferência para a região receptora.
Área Receptora
É a área calva a ser tratada, onde são transplantadas as unidades foliculares. Trata-se de procedimento minimamente invasivo, com breve período de recuperação e raríssimas complicações. No entanto, é necessária visão clinica, experiência e habilidade por parte do cirurgião. Na preparação da Área Receptora, é aplicado anestésico. A área receptora é pré-definida em conjunto: cirurgião e paciente, devemos levar em consideração quais são as prioridades para o paciente. Também utilizamos implanters, que delicadamente implantam a unidade folicular. Nesse processo são feitas as incisões com um instrumento pontiagudo, que varia seu tamanho de 0.6 mm a 0,9 mm, seguindo a angulação natural do cabelo. A perfeita harmonia determina o resultado final estético e natural do transplante e também a distribuição e densidade dos fios. Em resumo, a habilidade e o aspecto crítico e artístico na cirurgia, determinam a qualidade do resultado final do Transplante Capilar.
No micro transplante folicular de alta densidade, o principal objetivo é a naturalidade. Para tanto, deve-se respeitar as características naturais do cabelo, como angulação e direção do crescimento dos fios, mantendo assim as variações de densidade e volume das diferentes regiões do couro cabeludo.
A angulação e posicionamento corretos permitem o perfeito direcionamento para o posterior crescimento dos fios. A angulação varia de acordo com o local. Os cabelos da frente e de cima da cabeça em geral crescem direcionados para frente, e quando vamos fazer a restauração capilar no local respeitamos a mesma angulação já existente, de modo a garantir penteabilidade, ou seja, o paciente pode voltar a pentear os cabelos da mesma maneira que fazia anteriormente.
Como os fios são colocados com o máximo de densidade, se obtém uma densidade cosmética, ou seja, após o resultado final da cirurgia já não se consegue mais visualizar por transparência o couro cabeludo.
Como se trata de um processo bastante delicado e que não deixa marcas, lupas especiais são utilizadas durante todo o procedimento de colocação dos fios. Além disso, como os fios são bem lapidados, quase não fica pele ao redor, e eles ficam imperceptíveis, não se conseguindo notar diferença entre os fios transplantados e os fios originais remanescentes.
O Desenho da Linha Anterior
É a parte artística do processo e depende da percepção e senso artístico do cirurgião. O desenho depende do formato da face, e deve sempre seguir as proporções de simetria facial. Trata-se de grande responsabilidade escolher onde e como deverá ser colocado o cabelo.
Por isso, na primeira consulta realizamos um esboço a partir de onde será colocado o cabelo, e explicamos o motivo do posicionamento dos novos fios, uma vez que devemos aproveitar da melhor maneira possível os fios que são fornecidos pela área doadora do paciente.
Pós-operatório imediato
Ao final do Transplante Capilar, a área transplantada é revisada e realiza-se a limpeza da área com solução fisiológica. Não utilizamos curativos ou bandagens. Realizamos um reforço da anestesia que dura 12 horas, de modo que a maioria absoluta dos pacientes não sente dor no 1º dia pós-operatório. A seguir o paciente será encaminhado para recuperação, onde se alimentará com dieta leve (um lanchinho ou uma sopa).
Permanecerá na clínica até passar o efeito da sedação, recebendo alta médica na sequência. No dia seguinte o paciente irá até clínica para lavar os cabelos e receber as orientações pós-operatórias. Prescrevemos ainda anti-inflamatórios durante os primeiros 05 dias para realizar a prevenção da dor, garantindo que o paciente nem comece a sentir qualquer desconforto. Todo o acompanhamento do pós-operatório (orientações, consultas e avaliações fotográficas) é realizado por um ano após a cirurgia pela Dra. Leila Bloch e equipe de enfermagem.
Todo o pós-operatório, um acompanhamento que inclui lavagens, tratamento com LED (luz emitida por diodo), um LASER de baixa potência, com cerca de 15 visitas a clínica, faz parte de nosso cuidado com o paciente para obter os melhores resultados.
Onde
Estamos
Rua Joaquim Floriano, 72 cj. 37
Itaim Bibi - São Paulo